terça-feira, 25 de julho de 2017

Analises: ACA NEOGEO THE KING OF FIGHTERS '98

O serviço eShop da Nintendo Switch foi disponibilizado com o lançamento da consola e com ele chegaram alguns jogos memoráveis, como é o caso de King of Fighters’98. Trata-se de um jogo de luta com origem nas salas de arcada lançado inicialmente pela SNK e com direito a conversão para a Neo Geo, mais tarde foi também lançado noutros sistemas devido ao seu sucesso e consequente número elevado de fãs.

King of Fighters’98 é um jogo simples. Não tem um modo com um enredo profundo, ainda que nesta versão para a Switch apresente quatro modos distintos. Disponibiliza o modo original da versão em japonês, bem como em inglês, o modo Caravan e o modo Hi Score. Os dois primeiros apenas dizem respeito ao título original lançados nas respectivas línguas, os outros dois modos permitem jogar os originais, comparando as pontuações com outros jogadores online.

Existe também um menu do jogo que permite alterar determinadas definições, onde é possível, por exemplo, alterar o idioma dos menus para português do Brasil. O nível de dificuldade apresenta oito graus e por defeito encontra-se no quarto grau. Algumas definições podem ser alteradas, é possível aumentar ou reduzir a velocidade a que são executados os golpes ou a duração de cada round, por exemplo.
A progressão é simples: escolhe-se uma equipa de três lutadores e defrontam-se outros três lutadores em diferentes níveis com uma dificuldade crescente. O objectivo é levar o adversário ao K.O. ou chegar ao fim de cada round com mais energia que o adversário. Cada nível pode chegar até cinco rounds e a equipa que tiver os seus três elementos derrotados perde.

Apesar da sua simplicidade, não é um jogo fácil e perde-se algumas vezes mas é possível retomar o jogo sempre no nível em que foi guardada a progressão. São disponibilizados 38 lutadores que já estiveram disponíveis nos quatro King of Fighters iniciais, sendo este o sexto. Os lutadores têm as sua próprias habilidades e estilos e com algumas sequências de comandos é também possível executar golpes extra. No menu de jogo tem de se escolher a barra "advance" ou extra. A barra "advance" é preenchida conforme os golpes dados ou sofridos; para encher a barra extra basta pressionar muitas vezes os comandos A, B e C. Estas barras permitem desbloquear alguns extras de combate, como golpes ou até mesmo aumentar o seu poder.
A jogabilidade apesar de simples é viciante, os golpes são infligidos a uma velocidade alucinante e os combates por norma são bastante equilibrados, o que implica explorar ao máximo as habilidades dos lutadores. Em cada luta muda o cenário e a música varia em função do adversário. Na Nintendo Switch o jogo é apresentado numa proporção de ecrã 4:3, que é exatamente igual ao original desenvolvido para televisões CRT mas apresentado com um aspecto bastante polido tanto no modo TV, como no modo portátil da consola.

Este titulo de luta permite algumas horas de diversão e será certamente muito apreciado pelos fãs do gênero, com equipas formadas por lutadores bem conhecidos do universo SNK. A progressão é feita ganhando um torneio dividido em níveis de vários rounds e no fim defronta-se um boss final extremamente difícil. A longevidade é relativamente curta para os padrões atuais e um dos aspectos menos bons é a ausência de um modo história com um enredo.
Conclusão
King of Fighters’98 é um título de luta que é relançado na Nintendo Switch através do serviço eShop. É extremamente próximo do original e apresenta um vasto leque de opções, pelo que será certamente bem recebido pelos fãs. O jogo permite também algumas horas de diversão, tanto no modo TV como no modo portátil. A jogabilidade é de qualidade elevada, ainda que a longevidade seja curta para a atualidade, bem como a ausência de um modo com um enredo.
O melhor
  • Jogabilidade
  • Ajuste de definições de jogo
  • Som
O pior
  • Longevidade
  • Ausência de um modo história